São muitos os benefícios dos robôs nas aplicações industriais: melhora significativa na qualidade do produto, repetibilidade, precisão, versatilidade, velocidade, segurança e maior produtividade, eficiência e consequentemente melhor rendimento.
O robô industrial é uma máquina manipuladora de alta tecnologia, desenvolvida para substituir o trabalho humano na realização de diferentes tipos de tarefas de fabricação. Ele controla automaticamente a operação, apresenta funções inteligentes que o permite julgar, reconhecer e se adaptar, conta com recursos computacionais e sensores que permitem ao robô agir em um ambiente parcialmente estruturado.
Também é reprogramável, multifuncional, tem a base fixa ou móvel e opera em seis eixos de liberdade. O trabalho do robô geralmente é repetitivo, podendo ser aplicado nas áreas de fundição, lixamento, escovamento, polimento, pintura, soldagem, montagem, movimentação de cargas, inspeção de produtos e realização de testes. Basicamente o robô é formado por uma unidade de controle, que é responsável pelo processamento de dados e pela alimentação, e pelo braço articulado que conta com juntas, atuadores, hastes, sensores, ferramentas e garras.
Gostaria de mais informações?